19.2.14

como fazer um limpa-tudo natural

Tudo o que utilizamos tem impacto no solo e na água. E a nossa água vai parar às laranjeiras!
Já repararam na lista de ingredientes dos produtos de limpeza que encontramos nos supermercados? Sabiam que muitos desses produtos são tóxicos para o meio-ambiente, como a líxiva por exemplo?

Mas há alternativas e ainda por cima mais baratas, como por exemplo limão, bicarbonato de sódio, mostarda, vinagre e outros. Nós experimentámos o vinagre e pusemos-lhe casca de laranja por ser um bom repelente de insectos e gatos. É muito fácil de fazer, basta colocar cascas de laranja (ou outros citrinos) em vinagre durante duas semanas. Depois é só coar e utilizar para limpar. Ideal contra bolor e bactérias.

depois de 2 semanas em vinagre basta coar as cascas de citrinos

e já está pronto o limpa-tudo natural!

2 comentários:

  1. Em vez de utilizar o vinagre como base, pode-se produzir directamente vinagre com vários frutos. Quando tenho uma grande produção de damascos, por exemplo, fermento os damascos e converto directamente em vinagre de damasco, colocando o líquído em contacto directo com o ar, durante algumas semanas, depois de coado. Faço o mesmo com as maças que caem e estão no solo, o mesmo com limões. Utilizo esse líquido como limpa tudo, especialmente o frigorífico. Juntando umas gotas de óleo essencial de rosmaninho, alecrim, eucalipto, ou outro, fica perfumado e pode utilizar-se para limpar o chão ou outras superfícies.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...