Óleos macerados são óleos em que os princípios activos de uma planta são extraídos para o óleo, o que vai facilitar a sua utilização. Os óleos macerados podem ser feitos com qualquer planta mas é mais interessante fazer com plantas que tenham benefícios para a pele. Como por exemplo a alfazema, a calendula, o alecrim o rosmaninho.
óleo macerado de rosmaninho (à esquerda) e óleo de calendula (à direita) feitos no Monte dos Carvalhos |
- Um frasco com tampa.
- Planta: dependendo da planta podem ser utilizadas as flores ou as folhas.
- Óleo vegetal: de amêndoas doces, óleo de sésamo ou azeite.
- Sol! Também é possível fazer o processo de maceração a quente mas não com o azeite.
Colher as flores ou folhas depois do orvalho já ter secado mas antes do meio-dia. Também podemos ver no calendário lunar qual é o dia mais propício para colher flores por exemplo.
Depois podemos colocar as flores dentro do frasco e cobrir com o azeite ou outro óleo à nossa escolha. As plantas devem estar completamente cobertas pelo óleo, se não correm o risco de oxidar e mais tarde apodrecer.
Fechar bem o frasco e colocar no parapeito de uma janela ao sol durante 2 semanas. Devemos agitar o frasco todos os dias. E não esquecer de colocar rótulos e datas.
Ao fim de duas semanas o óleo tem de ser coado. Os restos das plantas são descartados ou deitados no compostor e o óleo armazenado num lugar escuro e seco. Normalmente estes óleos tem validade de um ano.
E já está!
Ao contrário dos óleos essenciais que não devem ser aplicados directamente na pele, os óleos macerados podem ser aplicados directamente. Cada planta tem as suas propriedades e benefícios. Merece a pena escrever outro post mais tarde sobre isso, principalmente sobre as nossas plantas autóctones.
Olá! Gostei e vou experimentar. Mas não percebi uma coisa: se colocar o frasco com azeite ao sol, ele não vai aquecer? Não faz mal? Ou só os óleos é que se colocam ao sol?
ResponderEliminarObrigada pela partilha.
Olá Lúcia! O azeite vai aquecer ao sol mas a ideia é mesmo essa, irá aquecer mas não a temperaturas altas. Por isso é que estes óleos demoram 2 semanas a macerar em vez de 2 horas numa maceração a quente (no fogão). Boas experiências!
EliminarObrigada! Já está a cozinhar ;)
EliminarOlá, Bom Dia :)
ResponderEliminarMuito grata pela partilha Márcia. Olha aproveito para te perguntar também se é possível fazer os óleos macerados com plantas secas?
Olá! Sim, é possível utilizar plantas secas. Algumas plantas até funcionam melhor se estiverem secas e outras (como o hipericão por exemplo) é melhor utilizar frescas. Boa sorte!
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarQual a diferença desse óleo pro óleo essencial? Pensava que essa era o processo do óleo essencial.
ResponderEliminarSeu blog é maravilhoso, aprendendo demais, Gratidão e luz irmã!
Olá Aline! Os óleos essenciais são obtidos por um processo bem mais complexo, por vaporização. Por isso os óleos essenciais são mais preciosos. É preciso uma grande quantidade de plantas e muitas vezes não podem ser aplicados directamente na pele.
EliminarEste óleo macerado pode ser aplicado directamente na pele. Espero que tenha ajudado!
De todos os posts que li esse é o mais bem explicado. Parabéns!
ResponderEliminar