7.3.13

O dia da Mulher faz sentido?

imagem da campanha das Nacoes Unidas - One Woman                          
Há uns anos atrás perguntava-me se fazia sentido existir o dia da mulher... Se existe o dia da Mulher, quer dizer que os outros 364 dias são do Homem?
Hoje chego há conclusão que faz todo o sentido. Infelizmente ainda vivemos num mundo em que nascer mulher não é o mesmo que nascer homem. Temos os mesmo direitos mas não o mesmo respeito. Alguns exemplos:
  • Cerca de 70% das mulheres já sofreram ou irão sofrer de violência física ou sexual por parte de homens
  • Nos E.U.A, cerca de um terço das mulheres assassinadas foram mortas por parceiros
  • Na África do Sul, uma mulher é morta a cada hora pelo seu parceiro
  • Na Guatemala, em média duas mulheres são mortas por dia
  • 80% dos seres humanos traficados são mulheres
  • mais dados aqui
Já para não falar em violações, mutilação genital feminina e tantas outras monstruosidades. E devemos pensar que isto nao é só um problema dos outros (outros países, outras culturas). Na União Europeia 40 a 50% das mulheres foram vítimas de alguma forma de assédio sexual nos locais de  trabalho. Uma notícia do Público em Novembro, relata que em Portugal morreram 35 mulheres vítimas de violência doméstica em 2012. Não se compara com outros países mas 35 vidas são 35 vidas!

Já caminhámos muito em relação à Igualdade, melhor Paridade (neste caso gosto mais desta palavra). Mas ainda há muito para fazer. Muito machismo para derrubar. Muitas mulheres para fortalecer. Porque homens e mulheres não são iguais mas merecem o mesmo respeito e oportunidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...