26.7.15

diy: como fazer uma pomada anti-comichão



Eu gosto é do Verão... e é verdade, eu gosto do Verão.
Mas com o Sol, Calor, Praia e Frutas deliciosas chegam também os irritantes mosquitos.
Eu sou daquelas pessoas que atraia mosquitos... que sorte a minha! Além do seu zumbido irritante, o que me chateia mais é a comichão que provocam as picadas.

Como repelente, uso óleo de citronela. Eu não gosto muito do cheiro mas parece que os mosquitos também não. Só faltava uma solução para a maldita comichão.

Pesquisei um pouco e descobri que os óleos essenciais de alfazema, menta e árvore do chá (tea-tree) são os ideais neste caso. Assim como as folhas de tanchagem.

Óleo essencial de alfazema
Muito conhecido pelas suas qualidades calmantes, alfazema é excelente para acelerar o processo de cura para queimaduras, cortes, picadas e outras feridas.

Óleo essencial de menta
Este óleo dá uma sensação de frescura e tem um efeito calmante no corpo que pode aliviar músculos cansados. Também tem propriedades anti-micróbicas por isso pode ser usado em caso de mau hálito e acalmar problemas digestivos.

Óleo essencial de árvore do chá (tea-tree)

Muito conhecido na Austrália pela sua capacidade de tratar feridas, melaleuca também conhecido com árvore do chá ou tea tree também propriedades anti-sépticas preciosas. Tem sido provada a sua eficácia em eliminar diversas bactérias, virus e fungos e é essencial em qualquer estojo de primeiros socorros natural.

Tanchagem

O nome científico é Plantago major e é uma planta silvestre que cresce muito bem por aqui (região da Beira Baixa). Muito comum na primavera, é ideal para colher e secar e depois ser usada ao longo do ano. É um expectorante natural e pode fazer parte de uma infusão em casos de constipações ou infecções respiratórias. As folhas frescas podem ser esmagadas e aplicadas directamente na pele em caso de picadas de insectos. Esta é uma das plantas mais úteis do planeta mais info aqui em inglês.




Receita para pomada anti-picada de insectos

  • 2 colheres de sopa de Azeite
  • 1 colher de sopa bem cheia de Óleo de Coco
  • 1 colher de sopa de folhas secas de Tanchagem
  • 18 gramas de Cera de Abelha
  • 8 gramas de Manteiga de Cacau
  • 1 cápsula de Vitamina E
  • 3 gotas de cada: óleo essencial de alfazema, menta, tea-tree
Já tinha explicado como fazer um óleo macerado a frio mas para esta receita precisamos de uma maceração a quente. Temos de aquecer os óleos, a cera e a manteiga em banho-maria e colocar as folhas de tanchagem. Deixar ao lume durante 20/30 minutos sem deixar aquecer muito.
Depois coar as folhas de tachagem (a melhor técnica é através de um pano de musselina ou fralda de pano). Colocar num frasco. Misturar a vitamina E e os óleos essenciais. A pomada vai solidificar depois de arrefecer.
Aplicar em picadas de insectos e até queimaduras ligeiras e arranhões.

Além de aliviar a comichão, esta pomada é boa para a pele e cheira mesmo bem :)

Que outras receitas naturais contra a comichão conhecem?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...