7.10.13

Falar Alemao? Na klar!

Nunca imaginei falar Alemão. Para mim, sempre me suou tão agressivo. Talvez porque pouco ouvimos e a única coisa que nos lembramos são os discursos de Hitler em alemão. Qualquer idioma na boca daquele homem soaria agressivo, penso eu. Ouvimos pouca música em alemão, vemos poucos filmes alemães (e existem muito bons filmes alemães). Não estou a querer dizer que o alemão tem uma melodia delicada, de facto não tem. Mas que não é tão mau como me parecia. Não é tão difícil de aprender como eu pensava. É um idioma que dá trabalho a aprender, ao contrário do inglês que nos entra pelos ouvidos, que queiramos ou não. Mas valeu tanto a pena. Depois de 6 meses de curso, 20 horas semanais. Valeu a pena. Mais do que o certificado que diz, que eu tenho o nível B1 de alemão (sendo A1 o nível mais básico e o C2 o nível que corresponde à língua materna, mais info aqui), mais do que isso posso comunicar e isso para mim é o mais importante. E sendo o alemão é a língua com o maior número de falantes na União Europeia, posso comunicar com muita gente.

Que seja a falar, que a gente se entenda.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...