15.3.13

Go Natural - beleza natural

 "A beleza ideal está na simplicidade calma e serena." Goethe

Tenho tentado ao longo dos anos que a minha vida reflicta aquilo em que acredito. Porque aquilo que consumismo tem um grande impacto, não só no nosso corpo mas também no Planeta, na Economia e na vida de outra Pessoas (principalmente aquelas que produzem esses produtos). Comecei por tentar consumir produtos de Comércio Justo. Passei a tentar comprar sempre que possível produtos da região onde me encontro e de origem biológica. Agora também me preocupo se os produtos são sazonais ou não. Mas uma das áreas em que foi mais difícil mudar de hábitos de consumo foi a cosmética...
Não me considero uma pessoa excessivamente vaidosa mas adoro cremes, sabonetes, champô, óleos, máscaras... tudo o que cheire bem e ajude a mimar o corpo. Acho que sou mais mimada que vaidosa :)
Infelizmente, muitos cosméticos estão cheio de elementos tóxicos para nós, para as pessoas que os produzem e para o planeta, além de serem testados em animais! Outra coisa que não me agrada é a imagem que a maioria das marcas de cosméticos vendem - uma imagem irreal, da mulher (ou homem) perfeita e com um padrão de beleza muito limitado. Mulher (e homem) perfeita não existe, existem é bons fotógrafos, maquiadores, cabeleireiros e artistas gráficos!
Felizmente, a natureza tem tudo aquilo que precisamos para cuidarmos do nosso corpo, rosto e cabelos sem os tais tóxicos e a preços muito mais acessíveis. Actualmente há muitas marcas de cosméticos naturais mas é mais barato e natural utilizar ingredientes directamente, em vez de comprar numa embalagem um produto já preparado (Podemos comparar com cozinhar uma refeição ou comprar no take-away, qual é mais saudável e barato?).

Alguns dos ingredientes que mais aprecio são:
Rosto: Argila Verde. Por ser absorvente, desintoxicante, remineralizante, revitalizante, regeneradora, anti-séptica, bactericida, cicatrizante e exfoliante. Elimina toxinas e impurezas e favorece a renovação celular. (Recomendada para peles normais e oleosas, como é caso da minha)
Corpo: Óleo de Amêndoas Doces e Azeite. A Ema do blog "365 coisas que posso fazer" tem uma boa receita para óleo corporal.
Cabelos: Óleo de Côco e Henna. Os cabelos merecem atenção especial, vou escrever mais tarde como cuidar da carapinha ;)
Existem muitas receitas caseiras de beleza, é uma questão de experimentar. Quando tiver tempo vou escrevendo aqui as minhas preferidas. Outras receitas em inglês.

Este pequeno documentário abriu-me os olhos sobre a toxicidade que pode ser encontrada nos componentes de cosméticos e produtos de higiene pessoal.

Mais sobre o projecto The Story of Stuff (outros vídeos e recursos interessantes no site).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...