5.8.12

o que @ agricultor@ não conhece, @ agricultor@ não come

Um provérbio alemão que faz todo o sentido. Eu quero conhecer o mais possível as plantas que estão ao redor, principalmente as que são comestíveis. Enquanto fazíamos uma limpeza na Finca Amanecer, cortámos uma planta que eu tinha ouvido falar que se podia comer. A raiz parecia comestível, cheirámos e a Heidy provou: "Não sabe a nada". Eu também quis provar e imediatamente senti picar a língua. A Harriet foi a última a provar e também disse "pica". Segundos depois todas sentíamos ardor na língua e nos lábios. Não sabíamos o que fazer, água não ajudou, sumo de noni também não, bicarbonato de sódio também não!
Pedi ao Eric para ver online se encontrava alguma info, agora a minha língua picava como se alguém tivesse espetado agulhas e alfinetes. "Experimentem leite!" O leite funcionou, felizmente. Passadas 2 horas, tinha a sensação de ter queimado a língua.
Que planta provámos? Nada venenoso, até comestível mas tem de ser cozinhada primeiro. Os brasileiros chamam-lhe Taioba (Taro em inglês), por aqui chamam-lhe orelha de elefante ou ñame. Aparentemente a raiz quando cozida é melhor para fazer puré que batatas e as folhas podem ser cozinhadas com espinafre. Também existe nos Açores.
Aprendi a lição, melhor perguntar antes de experimentar.
um campo cultivado com ñame perto da finca amanecer

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...