10.8.12

floresta análoga


Temos tido muitos professores nas nossas viagens mas uma das melhores lições aprendemos com o Milo. O Milo pertence a uma rede chamada Analog Forestry Network, uma rede global com o objectivo de restaurar florestas em todo o mundo. A ideia da floresta análoga é "copiar" a floresta original porque a floresta original é a que tem as espécies nativas e mais adaptadas ao ambiente por isso é uma floresta equilibrada, com diferentes tipos de plantas, árvores, arbustos, flores e ervas. Ali todas as plantas, animais, organismos tem uma função, até os fungos têm uma função. Ao "copiar" a floresta original é possível a ajudar a regeneração da floresta mas também ter rendimento com a floresta. A agricultura pode e deve estar em harmonia com o ecossistema.
No caso do Milo ele obtém rendimento da floresta através de madeira e óleos essenciais. Os óleos essenciais são produzidos pela extracção a vapor de ervas (ex.: patchouli, capim-limão ou chá princípe), flores (ylang ylang), casca de árvores (canela), folhas e bagas (pimenta-da-jamaica)... pode ser extraído aroma de qualquer parte que seja aromática. Ele mostrou-nos o seu "laboratório", o forno, a secadora. É muito trabalho: por cada 60kg de folhas secas de patchouli (imagina mais ou menos 100 kg de folhas verdes) é possível extrair 1,5l de óleo essencial. Por isso é que esses frasquinhos são tão caros!
Mas foi a quinta mais bonita que eu já vi, porque quando entrei ali só vi uma floresta, aparentemente nada estava a ser cultivado para consumo humano. A vantagem da floresta análoga em relação à original é que podem ser introduzidas espécies que são mais produtivas que as espécies originais. Ele falou-nos num tipo de fruto que não é comestível mas que pertence à família de um fruto que é comestível, assim podem ser introduzidas novas especíes mas que pertençam à mesma família das especíes nativas. As florestas análogas também são um excelente meio de conservar as florestas virgens, porque o rendimento provém da floresta análoga, a floresta virgem é mantida como está.
Recomenda a visita ao website da rede http://www.analogforestrynetwork.org/ para mais informações.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...