25.1.12

serviço voluntário europeu

Tenho falado com algumas pessoas que estão numa encruzilhada, ou porque ficaram sem emprego, ou porquê não gostam no que estão a trabalhar/estudar, ou porque não sabem como fazer aquilo de que realmente gostam. Para essas e outras pessoas recomendo o Serviço Voluntário Europeu (SVE).

O que é?
É um serviço de voluntariado promovido pela UE, normalmente nos países da UE ou vizinhos mas há algumas excepções. É mesmo voluntariado, não se paga nada, recebe-se: alojamento, alimentação e ainda pocket money (mesada). Mas para aproveitares a oportunidade tens de ter menos de 30 anos. Há muitas áreas, desde serviço social à área ambiental, media, etc.

A minha experiência
O meu SVE foi na Moldávia num centro para assistência e protecção de vítimas de tráfico humano e violência doméstica. Se não fosse pelo SVE acho que não teria ido à Moldávia, um país tão pequeno no Leste da Europa. Não foi fácil, principalmente o inverno! Mas valeu a pena! Conhecer a cultura, dar o meu pequeno contributo nas vidas de mulheres e crianças, fazer amigos, aprender romeno, viajar pela Moldávia, Roménia, Ucrânia e Hungria... e ainda conhecer uma pessoa muito especial que hoje é meu namorado.

Mais informações no site Serviço Voluntário Europeu. Podem não acabar com um(a) namorado(a) mas acho que vai valer a pena ;)
Eu numa das muitas visitas ao parque com os filhos das senhoras do centro

1 comentário:

  1. Esqueci-me de dizer, há organizações que ajudam na candidatura e envio de voluntários. A minha foi a http://www.rotajovem.com/ mas há outras, como por exemplo: http://www.gaia.org.pt/node/16187

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...