13.6.10

o outro lado do mundial 2010 na África do Sul



Estou muito contente pelo mundial de futebol realizar-se na África do Sul! É a primeira vez que este evento se realiza em África e acho que vai ser bom para os sul-africanos receberem tantas nações do mundo e fazerem a festa do futebol. O futebol pode mesmo ser um meio para renovar a esperança. Eu lembro-me da altura do Euro 2004, eu estava a trabalhar no centro de Lisboa, e era animação todos os dias! Mas pela minha natureza, não consigo deixar de pensar em vários aspectos e perspectivas e ao ver este video as minhas suspeitas confirmam-se. Em Portugal foram gastos milhões de euros para construir estádios que quase não são utilizados (como por exemplo, o estádio do Algarve). Na África do Sul são gastos biliões de dólares em infraestruturas para o mundial, quando a maioria da população vive em pobreza. Claro que as infraestruturas criadas vão continuar a ser usadas depois do mundial, mas que haja mais equilíbrio e justiça. Sinceramente, acho que a organização do mundial deveria ter pensado em receber bem as nações em competição mas também em melhorar a qualidade de vida das pessoas afectadas.
Neste video há outra coisa que me faz uma certa confusão, a atitude conformista de algumas pessoas entrevistadas que esperam há anos por uma casa. Posso estar a ser um bocadinho dura mas muitas vezes as ONG's e mesmo o governo fomenta a atitude do "pobrezinho que não pode fazer nada por si mesmo". Eu acho que esta atitude não ajuda ninguém. Sim, é preciso ajudar os pobres mas ajudar significa muitas vezes devolver a dignidade que foi roubada. Que tal uma aposta em métodos de construção mais sustentáveis e que podem ser realizados por toda a comunidade?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...