7.6.10

dia da defesa nacional

Graças a Deus já não temos o serviço nacional obrigatório mas mesmo assim quem tem 18 anos tem de assistir ao dia de defesa nacional... um dia inteiro num quartel onde tentam convencer-te que a carreira militar é muito boa, através da simpatia dos militares e qualidade de comida (o meu irmão esteve presente e comeu bolachas e sumos fora de prazo)... Para mim é estranho e assustador pensar que miúdos como o meu irmão são ensinados a matar. Pior, em muitos países há crianças que são usadas como carne para canhão, literalmente! As crianças soldado existem e não são tão poucas assim. A organização Invisible Children tem feito um trabalho excelente de sensibilização e combate ao uso de crianças soldado no conflito que envolve o governo do Uganda e as tropas rebeldes de Joseph Kony.
Não estou a dizer que o ministério de defesa português está no mesmo nível que os exércitos que usam crianças soldado, nada disso! Só estou a dizer que não compreendo a guerra porque destrói os fortes (aqueles que matam) e os fracos (os que morrem); abomino alguém que pode raptar, matar e violar crianças como quem acende fósforos e acho que vimos o suficiente para aprender que a guerra nunca é a melhor opção.
Como canta o Ben Harper, eu acredito numa maneira melhor...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...