21.4.15

30 minutos por dia que vão mudar a tua vida

Já dizia uma conhecida marca "se eu não cuidar de mim, quem cuidará?"


Uma coisa que me tem ajudado muito são os princípios da medicina ayurvédica, que visa promover a saúde através da alimentação e o estilo de vida adequados à constituição de cada um. Viver de saladas e fazer exercício físico intenso não é aconselhável para todos. Quando temos uma rotina, em Ayurveda chama-se dinacharya, o nosso corpo pode relaxar e quando temos uma rotina matinal onde cuidamos de nós antes de cuidar dos outros, estamos a viver de uma forma mais sustentável. Alguns especialistas aconselham 2 horas no início do dia para auto-cuidado. Talvez começar com 30 minutos por dia seja mais realista para a maioria das pessoas. São 30 minutos a acordar mais cedo mas que podem mudar a nossa vida. Porque quando cuidamos de nós, estamos a mudar o mundo à nossa volta porque temos mais para dar.

Alguns exemplos de 30 minutos que podem mudar a nossa vida:

  • 30 minutos de meditação
Existem muitos estudos sobre os benefícios da meditação. Nos dias de hoje em que somos tão estimulados com tanta informação e em que muitos de nós têm trabalhos mais intelectuais que mentais, é bom descansar a mente e promover a concentração. Para quem está a começar ajuda fazer uma meditação guiada.
  • 30 minutos de caminhada ao ar livre
Exercício físico é fundamental e benéfico para todos mas caminhar é o mais simples, barato e eficaz. Não custa nada e quase todas as pessoas podem fazê-lo, independentemente da condição física. Caminhar ao ar livre é ainda melhor porque estamos em contacto com a natureza e os seus ciclos.
  • 30 minutos de oração
Muitos vão franzir a sobrancelha com esta história da oração mas na minha experiência pessoal a Fé num Ser que quer o melhor para nós e nos guia nesse caminho ajuda muito. Ajuda a aliviar ansiedade, medo, preocupações e ajuda-nos a ter uma atitude mais positiva perante a vida.
  • 30 minutos de Yoga
Eu estou viciada em Yoga, além de ajudar a manter a flexibilidade, concentração e coordenação também me ajuda a relaxar e estar presente no momento. O Yoga usa a respiração como uma âncora para nos mantermos no aqui e agora e não no passado ou futuro.
  • 30 minutos de exercícios de respiração
Respirar bem é tão importante que na minha opinião devia ser ensinado nos infantários e escolas. Nós podemos sobreviver cerca de 3 semanas sem comer, 3 dias sem água mas poucos minutos sem respirar. Ao respirarmos bem estamos a nutrir o nosso corpo e a acalmar a mente. Ver alguns exercícios de respiração aqui.
  • 30 minutos de expressão "artística"
 Artística está entre aspas porque não precisa ser bonito, perfeito, profissional. Seja escrever num diário, fazer um rabisco, cantar no chuveiro, dançar sem ninguém ver, fazer crochet ou cuidar de um jardim, tudo são formas de expressão interior que nos ajudam a processar sentimentos e ideias que muitas vezes não conseguimos fazer de uma forma mais "racional".
Deixei aqui apenas algumas sugestões, coisas que funcionam comigo mas contigo pode ser diferente. O que é que fazes para cuidar de ti antes de cuidar dos outros?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...