29.5.13

"crafts" em Portugal

Aprender a Fazer tem sido uma das coisas que mais tem mudado as minhas atitudes perante a vida. Mesmo antes de deixar o meu emprego fixo (e o ordenado que me permitia comprar sem pensar), fazer alguma coisa dava-me muito mais prazer do que comprar. Hoje já não penso duas vezes se tiver a possibilidade entre fazer e comprar. Claro que há muitas coisas que eu não sei fazer e outras tantas que seria muito mais caro fazer. Mas quando começamos a criar, a usar a nossa imaginacão e a ganhar também um bocadinho de técnica, já ninguém nos pará.
Além disso, hoje tenho muito mais respeito por quem sabe fazer, por artesãos, por pessoas que dominam com mestria um ofício. Não são as pessoas que criam algo com as suas as mãos aquelas que mais valor trazem ao mundo? Se fossemos todos académicos o que iriamos comer e vestir, debaixo de que tecto?
Felizmente há um movimento de valorização e descoberta do trabalho artesanal. Quero partilhar 2 exemplos distintos mas que ambos contribuem para a valorizacao daquilo que de bom ainda existe em Portugal, na área do trabalho manual e criativo. Será este um dos caminhos para sair da crise?

- Rosa Pomar e o seu livro "Malhas Portuguesas"
Um livro sobre a história e as técnicas de tricot em Portugal. Eu ainda não posso fazer uma crítica ao livro, apenas dizer que estou ansiosa por ler e aprender com ele. A Rosa Pomar também tem uma loja, A Retrosaria situada em Lisboa e de venda on-line dedicada aos tecidos, lãs e outros artigos. A Retrosaria posso recomendar.
http://civilizacao.pt/folder/artigo/4143569_LC_3433_Malhas-Portuguesas_WEB.jpg








- Projecto TASA
Uma dupla de designers (ele portugues, ela alema) e um conjunto de artesãos unem forças para criar ou recriar produtos tradicionais. O resultado é no mínimo lindo e na melhor das hipóteses um novo paradigma de produção. "O Projecto Técnicas Ancestrais, Soluções Actuais (TASA) centra-se na inovação estratégica do produto artesanal, através de uma consultadoria em Design junto de artesãos e iniciativas empresariais com produção artesanal sediadas no Algarve. Deste modo, pretende-se re-apresentar o artesanato regional à população e ao mercado com uma nova imagem e perspectiva comercial." continuar a ler no site.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...