25.2.13

aprender alemão...

Um dos grandes desafios de quem muda de país costuma ser o idioma. Para comprar qualquer coisa, para trabalhar e para fazer novos amigos, precisamos aprender a língua do país em que vivemos. Há quem diga que quem sabe inglês não precisar esforçar-se muito para aprender a língua dos países do norte da Europa, eu não penso assim. Sobretudo na Alemanha, onde a maioria dos filmes são dobrados em alemão e grande parte dos livros traduzidos, é essencial aprender alemão, por respeito aos "locais" e por uma questão de sobrevivência. Ir à padaria e pedir "two dark buns, please" não funciona aqui... um dia devia experimentar só para ver a reacção ;)!
A minha saga "Aprender Alemão com menos dor possível!" começou com a pesquisa de sites online. Existem alguns sites onde é possível aprender alguma coisa. Eu comecei com www.book2.de, é possível fazer o download gratuito de 100 lições com o texto falado em português e depois alemão (existem outras línguas disponíveis). Para fonética é bastante interessante, porque durante 100 lições estamos a ouvir alemão e a repetir, se possível. As vantagens deste método são a repetição e facilidade de estar a estudar alemão onde quisermos, comboio, a caminho do trabalho/escola, etc. Mas há poucos dias descobri um site ainda melhor! No www.busuu.com é possível aprender e ensinar uma série de idiomas. Funciona um pouco com uma rede social mas para aprender línguas. Os meus exercícios são corrigidos por pessoas que falam alemão e eu posso corrigir exercícios de pessoas que estão a aprender português ou inglês. A maioria das funcionalidades são grátis, mas há algumas coisas como a gramática por exemplo que são pagas. Eu estou apenas a utilizar o modo gratuito e tem sido bastante útil. Este site funciona com um sistema de pontos e cada utilizador@ tem um jardim, à medida que vamos aprendendo o jardim vai florescendo, é uma boa recompensa para quem gosta de ver resultados imediatos.
O meu primeiro dia de escola na Volkshochschule (Escola do Povo) com o meu Zuckertüte, uma tradição alemã para o primeiro dia de escola primária.
 Hoje comecei o meu curso offline de alemão. Integrationskurs é o nome oficial do curso, é mais do que um curso de línguas porque além de aprender alemão, também vou aprender sobre a cultura alemã. É um curso organizado para integrar emigrantes na Alemanha. Na minha turma há uma grande variedade de nacionalidades, Hungria, Letónia, Turquia, Síria, Marrocos e até Cuba. Eu sou a única portuguesa, mas já estou habituada. O primeiro dia correu bem e posso perceber que os sites ajudaram, pelo menos consegui perceber os exercícios e o que é suposto fazer. Agora tenho de ir fazer trabalhos de casa...

Boa sorte para quem quer aprender idiomas, principalmente Alemão!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...