14.1.13

ano novo. país novo.

Desde que regressei da América Latina que não tenho dado notícias a nível pessoal. Nestes últimos meses matei saudades da família, dos amigos e de Portugal. Também foram momentos de reflexão e tomada de decisões para os próximos meses. Quem me conhece ou quem tem acompanhado este blog consegue adivinhar que o meu futuro passará pela vida rural (ou ruralidade urbana). Acredito que mais tarde ou mais cedo, todos nós teremos de reaproximar-nos da terra, do meio ambiente e viver em mais harmonia com a natureza.
Embora Portugal seja um país que ofereça oportunidades para quem quer mudar-se da cidade para o campo (há imensas comunidades, projectos e coisas fantásticas a acontecer, recomendo a consulta do site da Rede de Transição e Permacultura), antes de uma grande mudança é necessário preparação. 2013 será um ano de preparação e esperança. Neste momento a Alemanha oferece-nos melhores condições para estudar, trabalhar, poupar e preparar o futuro que será em Portugal, esperamos! Custa-me partir, custa-me ver muitos dos meus amigos emigrar por não terem oportunidades. Não é justo! Mas acredito que muitos, como eu, sonham em regressar e fazer parte da mudança que terá de acontecer.
primeiros dias de neve na Alemanha (foto tirada em Weimar)

O primeiro passo será aprender alemão. Tarefa nada fácil mas até agora tenho tido bastante motivação. Apesar de muitas pessoas falarem inglês, não é possível viver e trabalhar (num emprego normal) sem falar alemão. Diria até que é mais fácil viver em Portugal sem falar português do que viver na Alemanha sem falar alemão. Mas o Eric e a sua família tem me incentivado bastante a aprender. O meu curso começa só em Fevereiro, até lá sou autodidacta.
O segundo passo será encontrar um apartamento, também não tem sido uma tarefa fácil. Com o preço das rendas na Alemanha, a solução passa por dividir apartamentos. Convém ter afinidade com as pessoas com quem vamos viver, já que vamos ter de dividir muito com el@s.
O terceiro passo será encontrar trabalho. Pelo que percebi não é difícil para os alemães encontrar trabalho, é difícil encontrar um trabalho que  gostem ou que lhes dê condições para uma vida saudável. Aqui muitas pessoas trabalham por turnos ou em horários que não lhes permitem ver a luz do sol (quando faz sol ;). O que procuro é apenas um trabalho que seja compatível com o horário do meu curso e me ajude a pagar as contas. Trabalhar na área em que estudei está fora de questão com o meu nível muito básico de alemão.

Claro que também há muitas oportunidades a nível social e activismo: Movimento de Transição em Weimar (a cidade onde irei viver), movimento pro agricultura solidária, squat e claro, muitas manifestações ao longo do ano, sobretudo anti-nazis.

Vou tentar ir dando notícias por aqui ou pela minha conta do twitter. Apesar de estar no facebook, não gosto muito de colocar informação pessoal lá.

Que 2013 seja um ano de esperança renovada para todos os que lutam por paz e justiça!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...