3.10.12

o ultimo capitulo da nossa viagem

Seis meses passaram a correr! Entre montanhas, cafeeirais, vulcões, lagos, praias e selvas, aprendemos, rimos, vivemos e choramos as vezes... mas já estava na hora de voltar para casa (Europa). E na ultima semana não trabalhamos, quisemos ser turistas e aproveitar os últimos cartuchos da viajem latino-americana.
Começamos em Pedasi, um pequena vila junto ao mar. Para nos, que vivemos a maioria do tempo no campo, estava demasiado arranjada para turistas, principalmente surfistas e como nem eu nem o Eric surfamos, decidimos nadar para outras bandas. Rumo ao norte do pais, paramos em Santiago, uma cidade comercial com muitos restaurantes e hotéis chineses! Mas la encontramos um oásis, o hostal Veraguas, criado pela dona Lídia. Este cantinho e um lugar onde tudo e reutilizado e onde as plantas crescem em pequenos espaços. Reduzir, Reciclar e Reutilizar são as palavras de ordem, assim como a simpatia da Dona Lídia. David, a segunda maior cidade do Panamá, foi o destino seguinte. A escolha de lojas, supermercados e locais para gastar dinheiro foi assustadora. Mas precisávamos descansar e por 2 dias a alergia a cidade não nos incomodou. Seguimos para Boquete, uma linda vila nas montanhas, e aparentemente como o melhor café do mundo. Todos os anos realiza-se aqui a feira do café e das flores. Apesar desta feira ser em Janeiro, podemos ver os quintais floridos, as flores selvagens que crescem nas árvores e desfrutar de um bom café. Descanso e muitas caminhadas deram-nos a energia que precisávamos. Cruzamo-nos com muitos viajantes e também com indígenas da comarca de
Ngöbe-Buglé, os seus vestidos tradicionais coloridos enchem as ruas de vida.
cozinha outdoors no Hostal Veraguas

aloe vera no Hostal Veraguas

paisagem de Boquete

indígenas Ngöbe-Buglé     

Mas a cereja no topo do bolo foi mesma a cidade de Panamá e a surpresa que veio ter connosco. A cidade de Panamá e uma cidade de contrastes, por um lado tem o peso histórico e edifícios coloniais mais ou menos preservados, por outro os aranha-céus que fazem lembrar Miami ou Nova York. Nos ficamos em Casco Viejo, que como o nome indica e o bairro "velho" da cidade. Alguns dizem que e uma pequena Havana.
A melhor surpresa foi bater a porta do nosso hostel e ficou connosco 2 dias. O Eddy esta a viajar há mais de 7 anos! Nos últimos meses esteve na América Latina e eu fiquei muito contente por ter passado estes últimos dois dias com ele. Não sei quando e onde irei vê-lo outra vez, só Deus sabe!
Para o Eddy a próxima aventura será conseguir chegar a Colômbia.
Para nos a próxima aventura será conseguir viver e viajar na Europa de forma simples, sustentável e feliz!
Casco Viejo, Panamá

skyline, cidade de Panamá

pequeno-almoço no aniversário do Eddy

o Eddy ensinou-nos a fazer flores com latas


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...