17.8.12

Bye bye Costa Rica. Hola Panamá!

Já estamos por estas bandas há 5 meses. Começámos na Nicarágua, depois Costa Rica e finalmente Panamá. Em geral posso dizer que a minha experiência na Costa Rica foi positiva. É um país lindo, cheio de vida e com pessoas hospitaleiras e tranquilas. É o país do mundo com maior percentagem de áreas protegidas e onde o estado paga a proprietários para conservar florestas com parte do imposto sobre gasolina! Por outro lado, é um paraíso corrompido pelo turismo, pelos ocidentais (norte-americanos e europeus) que decidem viver ali o mesmo estilo de vida que tinham nos seus países. Em San José, a capital, há um McDonald's ou Burguer King em cada esquina. Os preços da comida ou mesmo água são mais caros que na Europa e os salários são mais baixos.
Para amantes da natureza, principalmente observadores de aves, a Costa Rica é um país a visitar mas com consciência ambiental e cuidado de beneficiar negócios locais.

Panamá parece um meio termo entre Nicarágua e Costa Rica. A paisagem, não tão verde como a Costa Rica, e a cultura latina fazem lembrar Nicarágua. A infraestrutura mais modernas, carros e supermercados demonstram que o Panamá é um país mais desenvolvido. O canal do Panamá é a principal fonte de riqueza do país. Os panamenhos não dependem do turismo e isso nota-se. Aqui no interior do Panamá dificilmente encontramos alguém que fale inglês, mesmo em hóteis. 
vista da quinta Plantacion El Pital, Azuero Península, Panamá
Por agora estamos numa quinta onde se pratica permacultura. Numa região em que muitas árvores foram cortadas para criar pasto para vacas, esta quinta já é um exemplo de regeneração da floresta e práticas mais sustentáveis. Temos aprendido muito aqui na Plantacion El Pital.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...