30.8.12

a bela da mandioca

A mandioca é uma raiz originária da América do Sul. Um alimento importante para muitas tribos indígenas. Conta a lenda que "uma índia que foi expulsa da tribo por ter engravidado e foi morar numa cabana. Ela teve uma linda menina muito branca que chamou de Mani. Ainda novinha, Mani morreu sem motivo aparente. Foi enterrada próximo à cabana - e com as lágrimas da mãe foi regada. No lugar, nasceu uma planta de raízes grossas, branca por dentro, que recebeu o nome de casa da mani (mani - oca)" fonte Cantinho Vegetariano.

Mas mitos à parte, a mandioca é hoje um alimento importante que satisfaz grande parte das necessidades dietéticas de um grande numero de pessoas, principalmente em África.

Aqui na América Central é conhecida por Yuca e utilizada como um substituto da batata em sopas, guisados e também frita como "batatas" fritas. O seu cultivo é muito fácil, basicamente propaga-se pelo corte dos ramos. Quando a mandioca está pronta para ser consumida, retira-se da terra, cortam-se os ramos e colocam-se outra vez na terra. Dos ramos novas raízes vão crescer, num período de 7 a 12 meses. Também não é muito esquisita com o solo, apenas com a temperatura, gosta de climas quentes.

Aqui, cresce muito bem.

folhas e ramos da planta conhecida como mandioca, yuca ou cassava

raízes de apenas 2 plantas de mandioca! comemos mandioca durante uma semana e  ainda temos no congelador ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...