17.3.12

Paraíso Perdido

Depois de 2 horas num microbus apertado, por estradas surpreendentemente boas, chegámos a Léon. Em Léon parámos num mercado caótico, daqueles que onde se podem encontrar cebolas e pregos. Logo tivemos muitas solicitações: táxi, hostel, comida... Decidimos ir de táxi até à próxima paragem de autocarros. Claro que não chegámos a ir, depois de regatear o táxi levou-nos por 13 dólares até Poneloya. Aí explicaram-nos, com um sorriso, como chegar até à ilha de los Brasiles. Um barquito com 2 senhores magros e bem dispostos levou-nos ao outro lado por alguns córdobas. Mas ainda não tinhamos chegado. Tivemos de caminhar meia hora até à Finca Buena Onda. Com as suas palmeiras e sem galinhas ou outros animais domésticos, não me pareceu uma finca (quinta). Pousámos as mochilas pesadas e fomos dar uma vista de olhos. Passando o portão, as ondas explondem na praia: paraíso!
Por kilómetros ninguém na praia, por vezes algumas vacas ao pôr-do-sol...
Na finca vive uma jovem família com 3 filhos pequenos e mais um a caminho. Têm água do poço e um sistema de distribuição movido por uma bicicleta. Painéis solares para luz e televisão. Uma cozinha com  fogo a lenha e tranquilidade. O que mais há aqui é tranquilidade e tempo para fazer nada.
Não têm muitas árvores de fruto mas têm mangas e cajus. Não há horta. Aqui para comer só mesmo peixe, acompanhado com arroz, feijões e tortilhas. Vida simples.
A noite chega e com ela as estrelas mais brilhantes que recordo ter alguma vez visto. O céu tem um desenho diferente aqui. Mais uma vez penso: paraíso!
A única que coisa que não compreendo é porque é que com este mar à porta de casa e com este tecto de estrelas, eles estão a ver telenovelas?
Amanhã partimos para Léon. Daqui levo uma concha que o Eric encontrou e a certeza que deixámos o lugar da mesma forma que encontramos, para que outros possam encontrar este paraíso perdido.
a nossa tenda

sistema de colecta de água do poço

1 comentário:

  1. uau... adorei...
    ainda há quem diga que o monte dos carvalhos fica no fim do mundo ...tssss...
    Boas viajens... estarei a acompanhar-vos por aqui... e quem sabe umas conversas no skype quando tiveres disponíbilidade.

    Paz mana...
    babá

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...