21.1.12

Manifesto 2012

"Jamais haverá ano novo, se continuar a copiar os erros dos anos velhos." Luís de Camões
Foto Eric Conrath @ Porto
Para mim parece que o ano só começou esta semana. Depois de começar o ano no encontro de jovens Taize em Berlim, passei uma semana na Alemanha e depois um fim-de-semana no Porto para conhecer o mais recente membro do clã Vicente, a minha linda sobrinha Ema! Ter a Ema nos meus braços e olhar para o meu sobrinho Shaheer deu-me esperança. Uma nova geração está a crescer!

Eis o que tenho pensado para 2012, o que gostava de realizar e ver manifesto no mundo:
1. Confiar. Um dos pontos-chave da mensagem do irmão Alois (ler carta). Lembro-me de algo que ouvi e que quero que continue a ecoar em 2012 "quando confiamos em alguém, mostramos que acreditamos nessa pessoa e relembramos que ela foi criada para mais do que se pode ver." Mas para mim o mais difícil é mesmo confiar em mim, acreditar que eu posso ser e fazer mais.
2. Abraçar a simplicidade. Eu escolhi viver uma vida simples, focar naquilo que é essencial (para mim os relacionamentos) e não no supérfluo. Mas às vezes dou por mim a querer mais do que preciso (aquelas sandálias tão giras ou aquele creme biológico) e a ficar frustrada por não poder ter.
3. Desperdiçar menos. Menos tempo no facebook, mais tempo a ler (livros de preferência). Menos comida, mais qualidade. Menos compras, mais reutilização.
4. Dar mais mimo. Depois de no ano passado ter feito um workshop de Indian Head Massage no Espaço dos Girassóis, quero aprender mais técnicas de massagem para poder mimar amigos e família.
5. Continuar a viajar. 2011 foi o ano das viagens a Leste: Moldávia, Roménia, Ucrânia e Hungria. Espero que 2012 seja mais a Sul.
6. Resistência pacífica. Na Moldávia tive oportunidade de ir a muitas manifestações. Desde que cheguei a Portugal já fui a algumas mas acredito que a melhor forma de resistir a um sistema injusto é mesmo pensar e viver de maneira diferente. Há muitas iniciativas a acontecer em Portugal, basta dar uma vista de olhos pela rede de Transição e Permacultura.

t-shirt da plataforma 15 de Outubro

Tudo de bom para 2012 e que possamos aprender com as coisas menos boas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...