26.12.10

Moldávia, primeiras impressões

Cheguei há 5 dias a Chisinau, capital da Moldávia. Por muito que eu tivesse lido sobre a Moldávia, por muitas fotos que tivesse visto antes, ou por muitas pessoas com quem tivesse falado, nunca iria estar completamente preparada. Há muita coisa diferente aqui. Diferente de Portugal, diferente daquilo que conheço.

Quando cheguei ao aeroporto fui recebida com um sorriso pela minha mentora, a Lesea, ela tem sido espectacular e tem me ajudado a perceber o sistema de transportes, ir ao banco e arranjar um número de telemóvel (sim, quase toda a gente tem telemóvel). Mas os sorrisos aqui parece que são apenas para as pessoas que conheces, os "estranhos" não são recebidos com sorrisos nos transportes públicos, supermercado ou banco. Ao início pensei que era por ser "diferente" mas os moldavos explicaram-me que é mesmo assim, eles também são tratados com a mesma frieza pelas pessoas que não conhecem.
Como explicar como é Chisinau? A sensação que eu tenho é que viajei no tempo até aos anos 80, as casas são antigas, os carros, o sistema de transporte, até a decoração de Natal...
Chisinau tem uma rede de transportes com autocarros (são poucos), eléctricos (que estão quase a cair aos bocados) e mini-bus (são carrinhas transformadas em mini-autocarros). Prometo nunca mais reclamar dos autocarros da Carris e da Vimeca!
Semelhanças com Portugal: a comida e a família.
A comida é boa, apesar de eu não poder apreciar muitos pratos porque os moldavos gostam muito de carne. Mas é uma comida tradicional, confeccionada com produtos frescos :) Os legumes e frutas são tão bons, a maioria é cultivada na Moldávia. Outra coisa que eu gosto são os produtos lácteos, o iogurte, o kefir e o queijo também são locais.
Pelo que já percebi a família é bastante importante para os moldavos. Por exemplo, a minha família de acolhimento tem 2 filhos casados, a filha mora perto e o filho vive com a esposa cá em casa. As babushkas também são muito amadas e visitadas frequentemente, principalmente nesta época de natal e ano novo.
Espero ter a oportunidade de escrever mais sobre a minha experiência na Moldávia nas próximas semanas. Posso dizer que me sinto confortável dentro de casa com o aquecimento central e com o calor humano da família de acolhimento, dos outros voluntários e dos moldavos que vou conhecendo. Não me sinto muito à vontade com o romeno e o russo, a maioria dos moldavos fala estas duas línguas, e com a "frieza" que encontro nos transportes públicos ou supermercado. Só me resta aprender o romeno rapidamente e distribuir sorrisos por aqui.
Eu perto do monumento de Stefan Cel Mare (o herói nacional da Moldávia) um ponto de encontro na cidade de Chisinau.

2 comentários:

  1. Marica, as you know I dont speak or read your beautiful language yet - but glad you put up some pictures. Thinking of you muchly as you get accustomed to the cold weather and all the new experiences. bless you dearest sister! in peace and love, emxx

    ResponderEliminar
  2. ola beautiful emma! Don't worry about the language, you'll learn portuguese :) Thank you so much for your support. lot's of love, joy and peace for you and the fam

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...