14.9.10

o que é que tens feito pelos direitos humanos?

Esta é a pergunta que eu tenho feito pelas ruas de Lisboa, enquanto trabalho para a Amnistia Internacional no projecto Face-to-Face. Alguns ignoram-me, outros fazem caretas, outros dizem "nada mas não tenho tempo" e alguns param e trocam uns dedos de conversa comigo. As desculpas são as mesmas, não há tempo, a vida está difícil e parece que os nossos problemas são sempre maiores do que os dos outros. Mas a verdade é que, enquanto nós usufruímos os direitos que constam na declaração de direitos humanos, milhões por esse mundo fora vivem sem dignidade.

Estima-se que 27 milhões de pessoas vivam em escravatura! Mas afinal a escravatura não foi abolida? Legalmente foi abolida mas na realidade está a aumentar. Alguém tem de pagar pelos preços baixos praticados no ocidente...

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), 43,3 milhões de pessoas tiveram de deixaram as suas casas no ano passado.

São só alguns números e não dou muito crédito a números mas por detrás dos números há pessoas. E vale a pena lutar por pessoas. Vale a pena passar 5 horas do meu dia a falar sobre direitos humanos. Já faço algumas coisas mas ainda há muito por fazer...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...