9.3.10

dia da Mulher

Eu sei que o dia da Mulher foi ontem mas ainda esta "fresco" o suficiente para falar sobre o assunto.
Nao sei exactamente quando e que surgiu o dia da Mulher mas lembro-me que so comecou a ser falado recentemente. A principio pareceu-me uma ideia estupida - Porque e que as mulheres precisam de um dia? Nao deviamos celebrar todos os dias o facto de sermos mulheres? Se as mulheres tem um dia do ano, sera que os outros 364 dias pertencem aos homens?
Infelizmente, precisamos mesmo de um dia para celebrar a Mulher e para relembrar que em muitas situacoes e lugares do mundo as mulheres nao sao tratadas com o respeito e dignidade que merecem. Durante a minha visita a Escocia participei na conferencia Women Walking with God, conheci mulheres incriveis e tambem pude comprar um livro sobre Trafico Humano. Muitas das historias neste livro tem como personagem principal uma mulher ou menina.
  • 80% das vitimas de trafico humano sao mulheres
  • 70% das mulheres traficadas sao exploradas sexualmente (nao somente abusadas mas prostituidas)
  • 98% das vitimas de trafico para exploracao sexual sao mulheres
O Trafico humano e so um exemplo da exploracao e desrespeito dos direitos das mulheres. Mas o dia da Mulher tambem deve servir para homenagearmos as mulheres que estao a mudar e trazer esperanca ao mundo. Como por exemplo, a  Katherin Chon fundadora do Projecto Polaris que combate e resgata vitimas de trafico humano (Ja agora so para ter uma ideia da dimensao desta tragedia, o Trafico Humano e a segunda actividade criminosa mais lucrativa - mais de 21 mil milhões de euros anuais).
E ha muitas mulheres que mudam o mundo um bocadinho todos os dias, sao maes, avos, irmas, esposas, namoradas, tias, primas, amigas. Sou grata por conhecer tantas mulheres inspiradoras, corajosas, amorosas, maravilhosas... a lista de bons adjectivos poderia continuar...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...