21.10.09

a Bíblia para todos

Anda toda a gente a comentar as declarações de José Saramago sobre a Bíblia. "A Bíblia é um manual de maus costumes" diz o nobel da literatura. Eu digo que Saramago não leu a Bíblia no contexto que tem de ser lido e, principalmente, com o espírito que tem de ser lido. Não podemos retirar frases ou histórias do seu contexto e temos que ver a Bíblia com um fio condutor, o fio da salvação e da graça. Os fariseus (judeus devotos da lei mosaica) conheciam a lei melhor que ninguém, mas Jesus critica-os porque eles liam a Palavra de Deus mas não entendiam o espírito que está na Palavra "Amor a Deus e ao próximo".
Eu sou admiradora do trabalho de Saramago, provavelmente vou ler o livro mas não me apetece nada comprá-lo. Acho que estas declarações criaram uma polémica que vai ser aproveitada comercialmente. De qualquer forma, obrigada Saramago porque há muitas pessoas a falar sobre a Bíblia e provavelmente mais pessoas a lê-la e a estudá-la. Podem começar pela nova versão lançada pela sociedade bíblica portuguesa: a BÍBLIA para todos.

1 comentário:

  1. PArtilho exactamente a mesma opinião que tu.
    Acho que temos de entender o sacrificio de Jesus, e tambem as suas palavras quando nos diz que o maior mandamento é amar Deus a cima de todas as coisas e amar o proximo como a sim mesmo.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...