26.8.09

o nosso mundo sem PEIXE

Decidi parar de comer carne por razões ambientais e éticas. Acredito que não há problema nenhum em comer carne, seja de que animal for. O problema é quando o nosso consumo excessivo de carne leva à produção massiva de carne, sem respeito pelos animais ou pelo ambiente. Além da poluição causada pela produção animal, são gastos recursos valiosos (floresta, água e cereais) para alimentar animais em vez de pessoas.

Ok, já decidi não comer carne mas pensava que o consumo de peixe não tinha problema. Pois estava enganada :( Quando comecei a investigar o consumo de peixe e os métodos de pesca descobri que a maioria do peixe que consumimos vem de fontes insustentáveis. Os peixes são pescados em excesso ou com métodos de pesca agressivos. Além de colocar em risco algumas espécies de peixes, coloca também em risco o ecosistema e, consequentemente, toda a vida que depende desse ecosistema, incluindo seres humanos. Acho que ainda não percebemos o nosso papel de "gestores" dos recursos do planeta. O estilo de vida ocidental é insustentável (consumimos mais recursos que deviamos) e queremos levar esse padrão de vida para o resto do mundo!

Encontrei alguns sites com informações sobre o consumo de peixe e a conservação dos oceanos:

Oceanário Lisboa

GreenPeace Portugal

The World Without Fish

End Of The Line

4 comentários:

  1. É um assunto complicado, porque as pessoas não podem deixar de comer. Mas algumas regras ajudam a ter um comportamento responsável naquilo que se come.

    Quanto à carne (ovos e lacticínios incluídos), para quem a quiser continuar a consumir (como eu) sem consequências de maior para o ambiente, é importante procurar produtos que mostrem que foram produzidos de forma consciente. Para isso, procura-se produtos em que os animais foram criados ao ar livre, e com alimentação natural. Normalmente têm um selo a dizer "bio". Na ausência de informação, produtos de ovelha e cabra são normalmente seguros, visto que é muito difícil criar esses animais em "fábricas", o que faz com que haja quase 100% certeza de serem produtos biológicos.

    Quanto ao peixe, a questão é mais complexa. Neste momento o peixe que consumimos é na maioria selvagem, ou seja, comparando com a carne, seria como se a carne que consumimos fosse originária de caça, e não de criação.

    A primeira coisa que podemos fazer é verificar se o peixe que estamos a consumir é uma espécie abundante, ou se é uma espécie já em risco de extinção. Os sites que mencionas têm informação suficiente em relação a esse aspecto. Mas ainda assim, a forma como os peixes são pescados é danosa para o ambiente, pelo que muitas vezes a melhor alternativa é a de consumir peixes provenientes de aquacultura. De preferência aquacultura em que os peixes sejam tratados e alimentados condignamente.

    Em Portugal por vezes, falta informação na origem dos produtos. Aqui na Suíça há bastante mais informação. Os produtos dizem a sua origem, método de produção, e se crumpem os requisitos para serem considerados biológicos ou não. Era bom que alguém juntasse uma proposta para que o governo obrigasse a algo semelhante aí.

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo Nuno. As pessoas não podem deixar de comer mas devem ter a consciência do que comem e também da quantidade que comem (http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/alimentacao/DGS+ANA.htm). Em Portugal, a maioria dos consumidores preocupa-se mais com o preço do que com a qualidade e origem dos produtos. Por isso é que a maior parte da fruta e legumes que encontramos nos supermercados não são nacionais.
    Além disso temos as marcas "brancas" que nem sequer dizem a origem dos produtos, muitas vezes só aparece "produzido para...", não nos informam por quem e como são produzidos os produtos.
    Em Inglaterra, por exemplo, o LIDL tem uma marca de comércio justo e o peixe tem o selo da Marine Stewardship Council (msc.org), uma organização que promove a pesca sustentável, porque os consumidores são mais informados e mais exigentes.

    ResponderEliminar
  3. Mana, tenho que vir ao teu blog para descobrir que deixaste de comer carne....
    não te conhecia tão ambientalista.

    ResponderEliminar
  4. Ola mano! Andas um bocado distraido. Temos de ir tomar um cafe e por a conversa em dia :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...