11.5.09

comércio justo em lisboa

Ontem fui fazer umas comprinhas à loja de comércio justo na rua da prata. Comprei chá, chocolate e barrinhas de sesamo. Além da qualidade dos produtos (e do sabor também, têm o melhor chá verde que já provei), gosto de fazer compras aqui porque quero contribuir para um mundo mais justo.
O objectivo do comércio justo é ajudar os produtores dos países em vias de desenvolvimento (conhecidos como países de 3º mundo) e promover um desenvolvimento sustentável. Além do pagamento de um preço justo, é dada importância ao desenvolvimento social e ambiental. Muitos dos produtos são biológicos, são promovidos os direitos das mulheres e crianças e uma parte dos lucros é investida na educação e desenvolvimento locais. Artesanato, café, chá, cacao, açucar e chocolate são os produtos mais vendidos, pois são os produtos que muitas vezes não podem ser produzidos nos países desenvolvidos.

A realidade é que os países em vias de desenvolvimento não têm a mesma influência na Organização Mundial de Comércio (WTO) do que os países onde estes produtos são produzidos. Além disso, em muitos destes países os direitos humanos não são respeitados, a utilização de mão-de-obra escrava é comum e não há legislação de proteção ambiental.

Para mais informações sobre a loja de comércio justo em Lisboa clica na foto:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...