Hoje posso estar ligada a milhões de pessoas no mundo que defendem a mesma causa que eu e isso é incrível! Apesar de todas as nossas diferenças há coisas que nos unem. E normalmente as coisas que nos unem são bem maiores que as coisas que nos separam.
Alguns exemplos:
AVAAZ, uma organização transnacional que pretende ser uma voz para os cidadãos do mundo, diminuindo a distância entre o mundo que temos e o mundo em que gostariamos de viver. Desde ambiente, a liberdade na internet, eles têm campanhas sobre quase tudo...
Causes do facebook, uma plataforma da rede social facebook que permite apoiar, divulgar ou criar uma causa. Aqui qualquer pessoa pode criar uma causa e divulgar junto dos seus amigos. Há mais de 9 milhões de pessoas a utilizar esta plataforma.
Para além destas "novas" plataformas, as "velhas" organizações estão a utilizar as novas tecnologias para divulgar as suas causas e permitir acções online.
Existem quase tantas organizações como existem causas = ideias a ser defendidas. Desde ambiente, pobreza, direitos humanos, direitos das crianças, direitos dos animais... e quase tantas causas como problemas que temos no mundo.
Vejo com bons olhos a utilização destas novas tecnologias para bons fins, para dar voz àqueles que são esquecidos, para aqueles cujos direitos foram roubados. Mas por outro lado, tanta causa, organização e acção podem deixarnos indiferentes ou pior paralisados. Há tanto por fazer, por onde começar?
Não é possível lutar com a mesma intensidade por todas as causas por isso é bom perceber o que é que nos deixa arrepiados. Para mim, qualquer injustiça deixa-me com os cabelos em pé, mas principalmente qualquer injustiça feita a crianças. Crianças não têm capacidade de se defenderem da mesma forma, crianças podem ser facilmente manipuladas.
Compartilho aqui um video feito pela organização Invisible Children, acho que ainda não existem legendas em português. Esta organização inspira-me porque é maioritariamente apoiada por jovens que defendem crianças-soldado, seja para chamar atenção do problema, ou apresentar soluções de reintegração e prevenção. Esta é a sua última campanha:
Amor é um verbo. Não é um sentimento. Se nos importamos, se amamos, se queremos mudança, então temos de AGIR! seja online ou offline
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